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Arquitetos: CEBRA, SPINN Arkitekter, Various Architects; CEBRA, SPINN Arkitekter, Various Architects
- Área: 6000 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Mikkel Frost, Jiri Havran
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Fabricantes: WindowMaster
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Escola e Centro Familiar Mesterfjellet combina teoria pedagógica contemporânea com ambientes de ensino variados, eficiência energética passiva e um excelente clima interior em uma escola de 5 pavimentos, para 572 alunos, em um terreno urbano em Larvik, na Noruega. A escola é uma colaboração entre o escritório de arquitetura dinamarquês CEBRA e os colaboradores noruegueses Various Architects, SPINN Arkitekter e os paisagistas Østengen & Bergo. A Escola Mesterfjellet cria um quadro para um universo educacional animado e multifacetado, com grande variação espacial que suporta as suas variadas funções: uma arena de aprendizagem e ensino, um local de trabalho e um ponto de encontro social.
O espaço vertical.
Ao trazer o esquema de uma típica escola com átrio central, o espaço central introvertido, com sua claraboia, se transforma em um espaço central extrovertido, com muita luz natural e vistas para o parque infantil externo. As funções comuns da escola, que normalmente são colocadas no piso térreo, foram espalhadas verticalmente por todo o edifício. Esta organização transparente e incomum combina as melhores qualidades das escolas-átrio tradicionais e compactas com as mais "espalhadas" escolas com plantas abertas.
O espaço central vertical é o coração do edifício e funciona como um ponto de apoio para as atividades dos estudantes. A escada espiral de cor magenta se torna um marco no espaço cria um caminho convidativo e animado para os alunos. A planta compacta gera curtas distâncias internas entre as salas de aula para as funções especiais em cada pavimento, criando um efeito de sinergia que permite aos alunos conhecer e interagir independentemente da sua idade. Os "quadrados" temáticos internos em cada pavimento se relacionam com os espaços de ensino especializados nas proximidades. Menores e mais íntimas, as áreas de encontro também são oferecidas dentro de cada pavimento, com nichos de estar e de leitura no topo das estantes de livros. Esta combinação de espaços proporciona uma grande variação espacial permitindo que indivíduos ou grupos encontrem seus próprios espaços para estudo ou socialização.
O espaço aberto central é revestido com painéis de madeira perfurada que fornecem absorção sonora e garantem uma resposta acústica ideal. As perfurações dos painéis são decorados com elementos pedagógicos e estéticos feitos a partir de orifícios de tamanhos variados. Três motivos contam histórias que estão relacionados com as salas especiais por trás deles: história científica, mitologia nórdica e elementos musicais, juntos em uma narrativa aberta que os alunos podem explorar e descobrir ao longo do tempo. Novos detalhes podem ser interpretados e entendidos de forma diferente ao longo de seu desenvolvimento na escola.
A escola e a cidade.
A Escola Mesterfjellet é na verdade um complexo multifuncional que oferece espaços para a cidade de Larvik, localizados juntos à recém-criada praça de entrada ao norte do terreno. A nova escola também se conecta a um centro esportivo e de natação pré-existente, o Farrishallen, e inclui um Centro Familiar, que é um importante epaço de saúde e serviços sociais para a área. O Centro Familiar dispõe de um posto de saúde para crianças e uma creche aberta onde as mães locais podem vir com seus filhos durante o dia. Ele é parte de um programa de extensão para as famílias de minorias na área. O parque da escola já se tornou uma importante área de recolhimento para o bairro fora do horário escolar também. A combinação destas três funções criou um complexo cheio de atividade de manhã à noite, sete dias por semana.
Mesterfjellet foi pensada com uma planta mínima para permitir o uso máximo do terreno urbano para parques infantis, instalações esportivas e espaços de aprendizagem ao ar livre, que beneficiam a escola e aos moradores do bairro. O terreno da escola fica no centro de Larvik e entre a montanha Mesterfjellet (Montanha Mestre) ao norte e um parque verde para ao sudoeste. Os espaços ao ar livre criam uma conexão verde e ativa entre o parque e a montanha, onde as características topográficas do local são destacadas e reforçadas com estruturas inspiradas no granito local, chamado "larvikite".
As áreas ao ar livre da escola são compostos pela praça de entrada, o átrio, o parque infantil e a zona de esportes. A praça forma uma entrada universalmente concebida para o complexo escolar. O átrio ao sul foi projetado em torno de uma enorme árvore existente, que preenche o volume entre a escola e o Centro Esportivo Farrishallen. Grande cuidado foi tomado durante a construção para evitar prejudicar a árvore. As áreas de parque infantil são divididas em ilhas geométricos com brinquedos para idades diferenciadas, enquanto a zona de esportes contém um campo de futebol, uma pista de obstáculos e uma torre de escalada. Além da árvore central, duas outras grandes árvores existentes foram preservadas no local e uma série de novas árvores foram plantadas para reforçar a estrutura verde e dar uma maior biodiversidade para a área. A água da chuva é captada e tratada no local através de superfícies e áreas de drenagem permeáveis integradas.
Materiais, conforto térmico e energia.
A madeira foi utilizada extensivamente por todo o edifício com uma paleta de madeiras nórdicas avermelhadas, brancas e cinzas. O revestimento das paredes externas são fortemente isolados, compostos por placas verticais em diferentes larguras de Kebony, uma madeira livre de manutenção. Essas madeiras do exterior do edifício receberam pátina cinza-prateada, que fará com que o edifício se misture com as pedras e colinas Larvik ao longo do tempo. No interior, as paredes foram revestidas com ripas de madeira verticais que contribuem para a boa absorção de som e calor e adicionam uma sensação de qualidade e materiais naturais para as salas de aula.
O foco em um bom clima interior e eficiência energética foram fundamentais para o projeto da Escola Mesterfjellet. O edifício dispõe de um avançado sistema híbrido que combina ventilação mecânica e natural através do uso janelas automatizadas controladas por computador. Sensores em cada sala e uma estação meteorológica no telhado são utilizados para equilibrar e controlar as janelas com base na qualidade do ar de cada ambiente e das condições ao ar livre. O ar fresco do sistema mecânico também é controlado por meio de dutos subterrâneos antes de entrar no sistema.